Escovar os dentes: dicas de como incentivar seus filhos

Tempo de leitura: 5 minutos

escovar os dentes-instituto-cris-poli

A saúde começa pela boca, portanto, incentivar seu filho a escovar os dentes vai protegê-los de uma série de problemas de saúde futuros. Veja como fazer isso de forma lúdica, educativa e divertida.

Na hora de escovar os dentes é aquele drama digno de novela mexicana: chororô, gritos, corre-corre com direito a se esconder… Quem é pai ou mãe sabe que nem sempre é fácil “dobrar” o filho e fazê-lo escovar os dentes.

Cenários como esse são mais comuns do que se imagina. O incômodo que os fios da escova causam, o ardor da pasta de dente, não entender a importância da escovação ou preguiça pura e simples são alguns dos motivos que podem levar a criançada a relutar na hora da higienização bucal.

Cabe então a nós, os pais, chamar a criança para uma conversa – caso já sejam maiorzinhas – e explicar o quanto um sorriso bonito e uma boca saudável fazem a diferença na autoestima de uma pessoa. Usando, claro, uma linguagem adequada, onde a criança possa compreender e assimilar melhor o que foi dito.

Se você é do time que precisa de uma “luz” que te guie para que a hora da escovação dentária seja uma hora feliz, prepare-se! As dicas a seguir são valiosas:

Modo “escovar os dentes” ativado!

  • Sirva de exemplo

Trazemos verdades: os filhos sempre querem imitar as atitudes dos pais. Assim sendo, caso seu filho esteja dando muito trabalho na hora de escovar os dentes, experimente fazer a sua escovação na frente dele. Demonstre o quanto esse hábito pode ser benéfico e divertido. Em seguida, espere a mágica acontecer.

  • Incentive a escovação desde muito cedo

Sabia que a higiene bucal deve começar antes mesmo de os dentinhos nascerem? Pois é! Começa primeiro com uma fralda de pano embebida em água e massagens na gengiva, passa pela dedeira até finalmente chegar à estrela principal: a escova. Fazendo isso você estará acostumando seu bebê com um hábito diário – e imprescindível – desde cedo.

  • Experimente dar um pouquinho de poder ao seu filho

Seu filho está na fase da desobediência? Então inverta a situação. Faça o seguinte: não fique insistindo para que ele vá escovar os dentes. Em vez disso, convide-o para ir até o supermercado com você e sugira que ele escolha seu próprio kit de escovação. Ao dar esse pequeno “poder” à criança, as chances de ela passar a contribuir com a hora da escovação passam a ser muito maiores.

  • Transforme o momento em algo divertido

Aqui, vale de um tudo: coloque uma música, cante, dance, imite monstros… Solte sua imaginação! Assim, transformar esse momento em algo lúdico, engraçado e divertido é muito mais fácil.

  • Mostre a importância da escovação

Como comentamos anteriormente, tenha uma conversa franca com seu filho – de acordo com a faixa etária dele – e destaque os benefícios da higienização bucal. Para este tópico, os livros serão grandes aliados. Existem diversos deles ensinando as crianças a deixarem os dentinhos tinindo.

  • Prepare o ambiente

Preparar o ambiente é essencial para uma boa experiência na hora de escovar os dentes. O ideal é deixar o banheiro aconchegante e em seguida oferecer objetos que auxiliem a criança na hora da escovação. Escadinhas e banquetas, por exemplo, são uma boa ideia.

Mas atenção: nunca coloque seu filho em cima do vaso sanitário. Além de ser bastante propenso a acidentes, a criança pode se sentir insegura (com medo de cair) e acabar não fazendo a higienização direito.

  • Atenção ao processo

Não adianta ficar gritando da sala para o seu filho ir escovar os dentes e esperar que o resultado seja positivo. Não vai ser. Ao invés desse pouco caso, faça justamente o contrário: participe! Isso faz com que a criança se sinta mais acolhida e, consequentemente, tenha mais vontade de cooperar. Aí é gol de placa, com certeza!

  • Faça dessa rotina, um ritual

Uma ótima tática para fazer a escovação ser algo bom (aos olhos da criança) é criar um ritual para o momento. Junte tudo o que você considera útil para despertar o prazer em higienização bucal e mande bala.

Durante o processo, vale usar fantasias, livros, vídeos e o que mais te der na telha. Ah! E não se esqueça de usar escovas coloridas e pastas de dente com o personagem da criança estampado na embalagem.

  • Incentive a escovação

Mais um tópico para tornar o momento ainda mais divertido e proveitoso. Para incentivar a escovação utilize como aliados: jogos, aplicativos, massinha, bonecas… Use brinquedos e jogos para explicar o processo da cárie e como combatê-la. Funciona, viu? Pode apostar!

  • Deixe claro que escovar os dentes não é opcional

“Ahhh, mas hoje eu não quero”; “estou tão cansado, deixa para amanhã”; “mais tarde eu escovo, prometo”. Não se deixe persuadir por esses dramalhões. A criança precisa escovar os dentes e pronto. E deixe isso bem claro.

Se você abrir a guarda uma vez, cenas como essa serão corriqueiras e será muito mais difícil de retomar a higienização bucal. Lembre-se disso: fuga da escova vira rotina. Não deixe que isso ocorra!

Tem que escovar os dentes e fim de papo. Não tem o “hoje eu não quero”, ou o “estou cansada, deixa para amanhã”. Se abrir mão da escovação virar um hábito, será mais difícil retomar a higiene diária.

  • Leve-o para consultas periódicas no odontopediatra

Só escovação e passar fio dental não adianta. Para uma boca 100% saudável é necessário levar seu filho ao odontopediatra – dentista especializado em atendimento infantil – periodicamente. Converse com ele, peça dicas. Ouvir um profissional é sempre a melhor saída.

Siga-nos em nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo.

Facebook
Instagram
YouTube

Instituto Cris Poli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *