Músicas para bebê brincar: quais são as melhores?

Tempo de leitura: 6 minutos

musica para bebe brincar-instituto cris poli

Quer saber quais são as melhores músicas para bebê brincar e se desenvolver de forma saudável? Veja a seleção que preparamos.

A música faz parte de nossas vidas desde o útero. Durante o período gestacional, ela traz calma à gestante e ao feto que, logo após o nascimento, passa a tê-la como um dos principais meios de desenvolvimento – intelectual, motor e de linguagem. É nesse momento que músicas para bebê brincar e, consequentemente, se desenvolver, entram em cena.

As canções infantis ensinam, divertem e colorem o dia de toda família. Até porque, sinceramente, não existe coisa mais fofa do que ver um bebê risonho cantarolando e dançando.

Pensando nisso, separamos o melhor da música infantil para embalar e divertir você e seu bebê. Confira:

Seleção de músicas para bebê brincar

  • Palavra Cantada

Há mais de 20 anos encantando adultos e crianças, a Palavra Cantada é referência quando se trata de música infantil. Por meio de suas músicas, a dupla formada por Sandra Peres e Paulo Tatit oferece ao mini público canções e apresentações ricas em aprendizagem e momentos lúdicos. Na hora da escolha de músicas para bebê brincar, não deixe de fora os hits “o que é que tem na sopa do neném?” e “rato”.

  • Badulaque

Outro duo muito famoso entre a criançada é o Badulaque, formado por Daniel Ayres e Julia Pittier. O repertório apresentado pela dupla é autoral e os arranjos são compostos a partir de instrumentos não-convencionais, entre eles: percussão corporal, sapateado, violão elétrico, piano e efeitos eletroacústicos. As composições focam na criatividade, curiosidades e inteligência das crianças.

  • Pequeno Cidadão

Alegria e diversão é com O Pequeno Cidadão. Ih! Rimou! Formado por Edgard Scandurraintegrante da banda de rock Ira! –, Taciana Barros, Antônio Pinto e seus filhos, o grupo traz canções que retratam o dia a dia das crianças e os desafios da infância.

  • Adriana Partimpim

O projeto de músicas infantis da cantora Adriana Calcanhoto é lindíssimo. No total, a cantora lançou três álbuns relacionados ao projeto, onde reúne de clássicos da Bossa Nova a “baladas”.

  • Galinha Pintadinha

Listar os melhores grupos e músicas para bebê brincar e não citar a penosa mais famosa do universo infantil seria imperdoável. A brasileiríssima Galinha Pintadinha e sua turma encantam os pequenos com canções animadas, educativas e que remetem ao folclore brasileiro. A criançada adora!

  • Os Barbatuques

O mais legal do grupo Os Barbatuques é que seus integrantes utilizam o corpo como instrumento musical – saiba mais sobre isso à frente. Em seu álbum mais famoso, “Tum Pá”, eles trazem canções autorais e releituras de cantigas tradicionais infantis. Ah! Prepare-se para ver seu bebê tentando imitar os sons das canções. É de se apaixonar ainda mais!

  • Arca de Noé

Arca de Noé é o último trabalho lançado por Vinicius de Moraes antes de o artista falecer, nos anos 80. O álbum, criado em parceria com o músico Toquinho, tem como base poemas de Vinicius inspirados na história bíblica do grande dilúvio. Uma gracinha.

  • Mamão e Papaia

O disco lançado pelo casal Vanessa e Filipe Trielli nasceu de forma despretensiosa, como eles próprios dizem, e logo ganhou o coração de pais e mães de todo o Brasil. O trabalho, intitulado “Álbum do Bebê”, traz canções autorais e cheias de doçura.

  • Bia & Nino

Com mais de uma década de história, a série de animação brasileira Bia & Nino tem como público-alvo crianças de 0 a 3 anos. Desde a sua criação, foram lançados 21 álbuns recheados com um repertório rico e variado que diverte pequenos e grandinhos.

Tome note: todos os grupos mencionados aqui são facilmente encontrados no YouTube, o que facilita para quem tem bebês ainda novinhos e não consegue ir aos shows.

Bônus

Hora de brincar

Músicas para bebê brincar? Ok. Agora é hora de estimular seu filho por meio de atividades musicais recreativas. Ah! E o melhor de tudo isso é, sem dúvidas, que dá para todos fazerem em casa.

O intuito das brincadeiras é utilizar elementos musicais para estimular o desenvolvimento dos bebês. Além disso, esse tipo de atividade contribui para desenvolver o laço entre vocês.

Confira:

  • Solte a voz

Cante para o seu bebê. E não precisa ser necessariamente uma música infantil, escolha uma que você goste. Após a escolha, cante de frente para ele, de forma que o bebê possa observar sua boca. Quando articulamos bem as palavras, ajudamos na percepção da linguagem pela criança.

  • Let’s dance

Dance com seu bebê. Dentro do útero, os bebês viviam em movimento, ou seja, o movimento de forma ritmada é algo familiar e muito prazeroso para eles. Mas cuidado: na hora de dançar com seu pequeno, deixe de lado movimentos bruscos, pois pode prejudicá-lo. Ao invés disso, movimente-o devagar.

De novo, escolha uma música do seu gosto e dance livremente com ele. Além disso, experimente ritmos diferentes e prepare-se para muitas gargalhadas!

  • Faça sons com seu corpo

Talvez você nunca tenha se dado conta disso, mas o instrumento musical mais primitivo é nosso próprio corpo. Por isso, experimente explorar sons corporais com seu bebê, pois é uma forma de estimular o tato.

Faça assim: estale os dedos próximo e distante do ouvido do seu bebê, faça sons engraçados com a boca, tipo assoviar, por exemplo, e assopre a barriguinha dele. Não se esqueça de fazer sons com os pés e as mãos dele também. Resultado? Mais estímulos e risadas.

  • Coloque as mãos na massa: construa instrumentos musicais

Não precisa se assustar com esse tópico. Não é necessário ser expert em engenharia e nem nada do tipo. Na verdade, a ideia aqui é construir instrumentos simples com objetos que todos temos em casa.

Boas ideias são tambores feitos de lata, chocalhos feitos com arroz ou sementes etc. Fique atento(a), porém, se os instrumentos produzidos não possuem partes cortante, que se soltem – correndo o risco de a criança engolir – ou sejam pontiagudas.

Gostou da nossa seleção de músicas para bebê brincar? Agora só falta apresentá-la ao seu bebê. Boa diversão!

Siga-nos em nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo.

Facebook
Instagram
YouTube

Instituto Cris Poli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *